Por favor, não culpem as vacas pelo efeito estufa, nem aos sitiantes. A responsabilidade cabe aos que tomam as decisões de peso: as grandes empresas dos países industrializados que, através de seus lobbies e governos mancomunados, mudaram o espírito dos trabalhos da Conferência Mundial das Nações Unidas sobre Desenvolvimento e Meio Ambiente que ocorreu no Rio de Janeiro em 1992. A Agenda 21, cujo objetivo era estabelecer as ações e metas para mudar os rumos do planeta e torná-lo sustentável, foi descaracterizada. O bem-estar das empresas norte-americanas (grandes emissoras de gases de efeito estufa) ainda é colocado acima dos interesses da espécie humana, cuja sobrevivência dependeria desses acordos globais. O pagamento da dívida externa dos países latino-americanos (injusta e muitas vezes paga) obriga os países do cone sul a destruir suas florestas para exportar gado e soja. E nos dias atuais, decisões sobre biocombustíveis estão sendo tomadas sem debate público, sem analisar alternativas e o impacto sócio-ambiental delas. Os responsáveis são aqueles que perderam o sentimento de solidariedade, que colocam o lucro das grandes empresas como máxima prioridade, que condenam à extinção a inúmeras espécies e que destroem o futuro da espécie humana.
fonte: http://www.comciencia.br/comciencia/?section=8&edicao=22&id=238
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Um comentário:
Entre as principais causas do efeito estufa estão: a queima de combustíveis fósseis (tanto a nível industrial como urbano); a devastação e queima de áreas florestais como a floresta Amazônica; a associação destes e outros processos.
Consequências do efeito estufa:
O aquecimento da Terra vai tornar a atmosfera mais intensa em seus fenômenos climáticos. Áreas mais úmidas ficarão mais úmidas e as secas, cada vez mais secas. A destruição das florestas e outros ambientes naturais provoca alterações nos ecossistemas. Com isto, muitas espécies podem vir a ser extintas, devido às dificuldades de mobilidade e adaptação. Haverá menos chuva e uma multidão de vítimas da escassez da água. Os desertos vão aumentar e os fluxos dos rios diminuir, faltando água nas torneiras e em canais de irrigação. Regiões com índice de fome terão menos alimento ainda.
Postar um comentário