terça-feira, 27 de novembro de 2007

Globalização e Meio Ambiente


A atual realidade brasileira chama a atenção para a enorme concentração do excedente gerado pela atividade econômica nas mãos de poucos, em detrimento de amplas camadas da população. Pressionadas pela pobreza e a necessidade instintiva de sobrevivência, essas minorias econômicas atuam de forma predatória sobre o meio ambiente, ocasionando desmatamentos de ecossistemas para moradia, alimentação, ou mesmo produção de energia. Exemplares da fauna silvestre, por exemplo, tornam-se fonte de alimentação para os excluídos. Hoje, o modelo de globalização vigente no mundo é uma das principais causas da deterioração ambiental, pois hipoteca o caráter sustentável do Planeta.

Os sistemas de livre mercado, que buscam o lucro a qualquer custo, permitem facilmente o desrespeito à natureza, cujos recursos são “gratuitos”. Os critérios que regem os sistemas de industrialização dos países desenvolvidos criaram as condições que afetam adversamente o ambiente. Desta forma, as causas da pobreza e da degradação ambiental nos países em desenvolvimento estão diretamente relacionadas com o modelo de desenvolvimento dos países industrializados, imposto aos países pobres, via FMI. Esse modelo causa danos ao meio ambiente por contribuir diretamente ao aquecimento global e a destruição da camada de ozônio e fomentar a desigualdade e a pobreza no mundo.

2 comentários:

Juliana disse...

O homem pós-moderno, certo de seu saber, usa e abusa de tudo o que está a seu alcance; desenvolveu um sistema produtivista que não leva em consideração as preocupações éticas; pela sua intervenção, alterou completamente a natureza, e hoje "em vez de se preocupar, acima de tudo, com o que a natureza poderia fazer-lhe, tem agora que se preocupar com o que fez à natureza" (Giddens).

Priscilla disse...

Eu acho que a Globalização foi, senao a maior, uma das maiores causas dos problemas ambientais do nosso planeta!
O homem so quer saber de crescer e ganhar dinheiro, e nao se preocupa que sem as nossas florestas e mares... nada disso será possivel!
Será que ainda somos " a vida mais inteligente " desse planeta????